segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A atitude consciente.

Opiniões para alguns são o mesmo que ofensas, para outros são valiosas como ouro. Independente de como pensamos a respeito delas, elas estão sempre presentes, a todo instante, em nossos convívios sociais.
Quando queremos tomar qualquer atitude, temos sempre alguém para nos dizer qual a melhor forma de agir, ou como não devemos agir, ou simplesmente como devemos. De qualquer forma, nossas ações podem, ou não podem, ser realizadas com base nessas opiniões e avaliando algumas vidas ao meu redor pude perceber que, normalmente, estes conselhos não são utilizados. Mas porquê? Será que somos tão ingratos a ponto de não dar o mínimo valor a opinião das pessoas que estão a nossa volta e que nos amam? Ou será que somos tão orgulhosos ao ponto de pensar que o que nós temos em mente é o melhor meio de conseguir aquilo que queremos? Talvez um pouco dos dois. Mas isto não quer dizer que estes conselhos nunca serão utilizados só porque pensamos dessa forma. Analisando estes momentos, não só na minha vida mas também na vida das pessoas que me cercam, pude perceber que os conselhos não são descartados por um sentimento nosso, ou talvez a maioria deles não seja, o que ocasiona este descarte de idéias, creio eu, é simples.

"Comentários sobre como devemos ou não devemos nos portar não possuem fundamentos para competir com o conhecimento obtido durante toda a nossa vida, que nos levariam a tomar a atitude que temos em mente. Para que um conselho nosso seja capaz de competir com a opinião de outro, ela precisa ser embasada no máximo de 'porques' possíveis e explicada da forma mais detalhada que conseguirmos expressar, só assim conseguiremos aniquilar qualquer opinião da pessoa a quem aconselhamos."

E o motivo de haver essa necessidade é exatamente o que eu disse agora pouco: "Será que somos tão ingratos a ponto de não dar o mínimo valor a o opinião das pessoas que nos amam, que estão a nossa volta? Ou será que somos tão orgulhosos a pensar que o que nós temos em mente é o melhor meio de conseguir aquilo que queremos? Talvez um pouco dos dois.", sim, de certa forma somos ingratos aos bons conselheiros, porque deveríamos acreditar, mesmo que sem saber os fundamentos, nos conselhos de nossas mães ou namoradas, por exemplo, pois elas nos amam e querem o nosso bem. Mas, aceitar opiniões e conselhos sem antes possuir a ciência que levou a pensarem neles, isso seria ingratidão consigo mesmo, pois não existe ninguém que possa desejar tanto o seu bem como você. Por isso, para que a razão sobrepuje os problemas e as duvidas, devemos olhar para nossas opções, avaliar as opiniões dos outros, cientes de suas bases teóricas, e então, pensando na nossa própria opinião, tomar a atitude mais adequada. Só assim tomaremos o que eu gosto de chamar de "Atitude consciente".

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiramente, gostaria de dizer que sou fã numero 1 do Blog, amei as 3 primeiras postagens do Blog.
Bem, gostaria de incentivá-lo a postar sempre que possível. :)
Blog não é apenas uma forma de expressão, mais também de conhecimento.
Parabéns pelo Blog Luis Mello :)