segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Alternativa.

Algumas vezes nos decepcionamos com as pessoas. Mas primeiramente, vamos tentar determinar o que exatamente seria uma "decepção" - considerando-se somente as derivadas de relações sociais. Ao meu ver, decepção se constitui de um ressentimento em relação a alguma ação desagradável de outra pessoa a quem depositamos fé. Mas voltando a primeira alegação, porque nos decepcionamos com as pessoas? A maioria das pessoas diria algo do tipo: "Por diversos motivos! Não tem como definir nada especificamente, cada vez que me decepciono com alguém tem um motivo e uma situação diferente." Eu, porém, tenho uma opinião diferente. Talvez, a causa das decepções, seja simples e tecnicamente absoluta. Talvez, ousando ainda mais, seja explicada por uma única palavra: Esperança.

O fator que gera a decepção em relação a uma atitude é, simplesmente, o que esperamos que a outra pessoa faça. Por exemplo: Se temos a esperança, se acreditamos, que ao dizer "Bom dia" a outra pessoa diga "Bom dia" em resposta, e essa outra pessoa não faz o que acreditamos, então pensamos que essa pessoa não se importa conosco. Agora, considerando que não estivéssemos esperando que esta outra pessoa responda o nosso "Bom dia", não fará diferença alguma esta ausência de resposta porque, necessariamente, não esperamos nada, e logo, não teremos um motivo para nos decepcionar.

"A crueldade em dizer que deveríamos parar de acreditar nas pessoas para não nos decepcionar pode ser mal vista por muitos, porém, não significa que não seja a solução para o problema".

Apesar de que, não podemos desconsiderar a possibilidade de viver acreditando nas pessoas e tentar ser feliz... Daí, já é uma questão de escolha.

Nenhum comentário: